Confira: Lista de filmes exclusivos para aumentar o seu repertório cultural!

Acredite, se você vai prestar vestibular, um bom repertório é um elemento-chave para o desenvolvimento de uma boa redação. Veja mais!

10 de agosto de 2021 / Atualizado em: 13 de agosto de 2021
Confira: Lista de filmes exclusivos para aumentar o seu repertório cultural!

Acredite, se você vai prestar vestibular, um bom repertório é um elemento-chave para o desenvolvimento de uma boa redação e para a resolução de questões que exijam senso crítico e conhecimento da realidade.

E não tem outro jeito: você só constrói esse repertório com a vivência. Por isso, ele é algo único – ninguém no mundo vai ter um igual. Então cabe a você ampliá-lo por meio de outras experiências, que podem incluir leituras, filmes, conversas, cursos, viagens, relacionamentos e tudo o que puder proporcionar novos conhecimentos e reflexões. 

Pensando nisso, selecionamos quatro filmes que irão ajudar você nisso. Além dos filmes, temos boas reflexões a serem desenvolvidas com cada um deles indicadas pela especialista em educação Andrea Ramal. 

1. Tropa de Elite (José Padilha, 2007, Universal Pictures) 

“Filme policial que retrata conflitos policiais com traficantes no Rio de Janeiro, num contexto de violência urbana permeado pela corrupção. Na continuação do filme (Tropa de Elite 2), as relações entre polícia, governo e políticos são problematizadas, opondo o policial honesto e idealista a um esquema complexo que, na maior parte das vezes, tem mais poder e mais recursos para vencer.”  

Questões levantadas pelo filme:

  • Como construir cidades com um cenário reduzido de violência e drogas?
  • Um profissional ético consegue permanecer na função quando, para exercê-la, tem que se opor a um sistema corrupto, violento e sem escrúpulos? Mas, se os profissionais não ficarem, como haverá mudança?
  • Legalizar as drogas diminuiria o poder do crime organizado?

2. O Show de Truman (Peter Weir, EUA, 1998, Paramount Pictures) 

“O filme conta a história de Truman Burbank, um homem cuja vida é transmitida 24 horas por dia para bilhões de pessoas, sem que ele saiba. No entanto, em determinado momento ele começa a suspeitar disso e tenta descobrir a verdade. Numa primeira análise, o filme problematiza o monitoramento da vida do indivíduo, cada vez maior graças aos dispositivos tecnológicos e ao interesse do público, como em reality shows. Mas a mensagem vai além, tendo interfaces com aspectos psicológicos, filosóficos e religiosos.” 

Questão levantada pelo filme:

  • Na era das tecnologias e das redes, os limites entre o público e o privado podem de fato existir?

3. Relatos Selvagens (Damián Szifron, Argentina, 2014, Warner Bros) 

“Em vários episódios instigantes, o filme mostra o tênue limite em que vivemos hoje, entre a civilização e a barbárie. Com boa dose de humor, o filme traz a questão: o ser humano aprendeu a viver em sociedade e, para isso, existem as leis e as normas de etiqueta social. Mas quanto temos, ainda, da nossa essência animal, e como ela aparece, de repente, nas situações mais imprevisíveis do cotidiano?”.

Questões levantadas pelo filme:

  • No momento em que vivemos, nossa sociedade é mais caracterizada pelo comportamento civilizado ou pela barbárie?
  •  Qual é o limite entre nossa identidade humana e nossa essência animal?
  • Até que ponto a raiva e o desejo de vingança podem ser o estopim para uma explosão que acabe com a convivência pacífica na sociedade?

4. Erin Brockovich (Steven Soderbergh, EUA, 2000, Universal Pictures/Columbia Pictures)

“Conta a história real de Erin Brockovich, mulher que lutou contra a empresa de energia PG&E ao descobrir que as águas subterrâneas de uma cidade eram contaminadas com uma substância cancerígena, causando diversos episódios de doença nos cidadãos da região. Ela consegue liderar pesquisas e um movimento da população para processar a empresa, numa luta repleta de dificuldades.”  

Questões levantadas pelo filme:

  • Até que ponto uma indústria que gera empregos e renda para a região tem direito de afetar o meio ambiente?
  • Como equilibrar o progresso e a produção de bens de consumo com o desenvolvimento sustentável?

Para tirar nota 1.000 na sua redação, nada como um repertório cultural único, estruturado com o auxílio da escola de redação que mais aprova no estado de Goiás! 

Gostou? Então continue nos acompanhando para adquirir ainda mais informações padrão ouro!